O Instituto Brasileiro de Hipnoterapia funciona em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Nosso trabalho é bem amplo, pois envolve todos os tipos de Hipnose:
- Clássicas – Técnicas mais utilizadas pela Medicina e Odontologia
- Ericksoniana –Técnicas mais utilizadas por psicólogos.
- Técnicas Específicas – Todas essas técnicas, agrupadas, em um modelo do próprio Instituto.
Seguem alguns conceitos que podem contribuir para esclarecer sobre nosso Trabalho.
HIPNOSE / CONCEITOS
- 01 – O Cérebro tem duas Propriedades principais: Excitação Cortical – Diante de estímulos renovados e constantes e Inibição Cortical , quando são repetitivos ou pouco interessantes. Fazem parte do mesmo processo e são fundamentais para a Aprendizagem.
- 02 – Predominância de Hemisférios– Alguns Cérebros (Seres Humanos) têm predominância do hemisfério esquerdo (Racionais, mais voltados para o mundo exterior). Outros, têm predominância do hemisfério direito (Emocionais, mais voltados para o interior). E, alguns poucos, são bi–hemisféricos. A predominância cerebral é herdada e, posteriormente, desenvolvida – de acordo com as aprendizagens “ao Longo da vida”.
- 03 – Desenvolvimento – Quanto mais “maduros” os cérebros “, mais” condicionamentos “apresentam” (aprendizagens condicionadas). Desta forma, quanto mais cedo forem removidos estes condicionamentos, menor será a quantidade de problemas ou sintomas acumulados.
- 04 – Como remover estas Aprendizagens Condicionadas?
– Voltando às Memórias Arquivadas: O Corpo necessita remover o que denominamos “Codificação – dependente – de – Estado” . Ou seja, precisa voltar a sentir as mesmas Sensações do momento da aprendizagem (Negativas ou Positivas), para remover as Emoções que ficaram arquivadas com as Lembranças.- Estado deHipnose – Para entrar neste mesmo “Estado” – onde foram condicionadas as Emoções (raiva, mágoa, tristeza, ansiedade) – o Cérebro necessita sair do Estado de Vigilância (Exterior, Meio- Ambiente) e voltar-se para o Interior (Memórias Implícitas).– Técnicas de Relaxamento – Hipnose – É entrar num Estado de Relaxamento que permita voltar aos arquivos da Memória de Longo Prazo (Sistema Límbico) e realizar uma “Introspecção Profunda”, removendo o que precisar remover. São várias as Técnicas que permitem o Cérebro entrar num estado alterado de Consciência.
- 05 – Estado Hipnótico: O cérebro é capaz de reproduzir “fragmentos de aprendizagens”: sons, cores, sabores, símbolos que foram associados às experiências positivas (prazer), traumáticas ou dolorosas (desprazer), agrupados em “conteúdos similares” (mágoa aprendida com os pais – na infância – ou aprendidos com amigos e parceiros – na fase adulta e; assim por diante).
- 06 – Estado Consciente – O Cérebro carregado de Emoções Negativas – fica estagnado, bloqueado, impedido de realizar suas ações no Meio-Ambiente (estudar, ganhar dinheiro,relacionar com outras pessoas, etc).
- 07 – Cérebro – Preso no desprazer procura encontrar uma forma de voltar ao Prazer – Estado de Homeostase – Equilíbrio.
– Equilíbrio: O Corpo necessita proporcionar satisfação às suas necessidades (sexo, comida, sono,afeto, toque, etc).
- 08 – Ser Humano – Não é passivo diante dos acontecimentos. Utiliza a percepção, emoções, sentimentos e pensamentos promovendo ações para bloquear, modificar, minimizar ou controlar suas necessidades Bbásicas (internas); bem como, controlar o stresse ambiental (externo), diminuindo o nível de ansiedade e angústia através de mediadores intermediários:
– Biológicos: Sintomas e doenças corporais.
– Emocionais e Psicológicos: Sintomas e doenças mentais.
– Químicos: Remédios, drogas,etc.
- 09 – Estado de Hipnose – O cérebro é capaz de “vivificar” (viver de novo) estas memórias corporais, proporcionando ao paciente – quando bem acompanhado por profissional competente e especializado – um grande “alívio” para seus “sintomas físicos e mentais”. Daí, a necessidade de buscar ajuda com profissionais registrados em seus respectivos Conselhos (Medicina, Odontologia e Psicologia).
- 10 – Hipnoterapia – Trabalho utilizando Técnicas de Hipnose está dividido em três etapas:
– Técnicas de Relaxamento: São utilizadas várias (de acordo com a necessidade de cada Paciente).
– Trabalho em Transe: Remoção das “Emoções Negativas ou Inadequadas”, guardadas com as lembranças.
– Sugestão Pós e Intra-Hipnótica: Utilizando as próprias palavras do paciente – modificando, apenas, as “conotações negativas”. O hipnoterapeuta sugere as mudanças que serão “condicionadas” (associadas às conotações positivas, tais como : lugares e sensações agradáveis, etc.). Os resultados são excelentes, uma vez que, durante a sessão, ele é conduzido a “descondicionar” “emoções negativas” e “condicionar” novas formas de pensamentos – “Esquemas Mentais”.
- 11 – HIPNOTERAPIA – Para se alcançar bons resultados deve ser utilizada somente por profissionais competentes e capacitados por Cursos Especializados (Psicólogos e Psiquiatras ); bem como registrados em seus respectivos Conselhos.– Importante: Cuidado com “Hipnólogos” ou “Hipnotistas” de palco ou sem formação adequada em Neurofisiologia.
- 12 – INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOTERAPIA – Possui um excelente grupo de Hipnoterapeutas que utilizam técnicas Especificas.
• Nossos profissionais: www.institutobrhipnoterapia.com.br/profissionaishabilitadosEsperamos ter contribuído para esclarecer suas dúvidas e, ao mesmo tempo, divulgar de forma séria e científica a Hipnoterapia que está proporcionando excelentes resultados em todos os tipos de “sintomas mentais e corporais”, contribuindo para o restabelecimento do estado de Homeostase – Equilíbrio.
Faça o primeiro comentário a "Onde e como o IBH funciona?"